sábado, 20 de setembro de 2014

Machados Medievais

Bom dia Guerreiros e Guerreiras!
Hoje iremos falar da ultima subclasse de armas medievais, porém ainda tem muitas armas bacanas que em breve irei também comentar com vocês!
Então vamos ao que interessa, como eu já disse em uma postagem anterior, eu sou apaixonada por espadas, mas juntamente com as espadas, eu ainda adoro foices, martelos de combate e machados!
Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre as armas medievais?


ACHA
Era uma arma usada em épocas medievais, com corte por um lado e, por outro, um bico curvo muito aguçado, feito da mesma forma que o machado de cortar lenha, para desarmar o inimigo, rompendo-lhe as armaduras que lhe protegiam o corpo. Se o cabo era comprido e terminado em ponta e a cabeça se prolongava em forma de bico na parte oposta à folha, que tomava a forma de meia-lua, recebia o nome de alabarda.




FRANQUISQUE
O franquisque ou a francisca é um machado de guerra que foi utilizado durante os anos iniciais da Idade Média.
É caracterizado por sua cabeça característica em forma de arco, que se estende até a lâmina e termina com um ponto proeminente nos cantos superior e inferior. O formato do topo da cabeça é normalmente um "S" ou convexo e a parte inferior em formato curvo para baixo, formando um cotovelo com o cabo de madeira.
Por ser pequena e leve, era uma excelente arma de arremesso (com alcance de até 12 metros) que fragilizava as defesas inimigas.

Machado Franco (franquisque).

~E agora meu adorado~
MACHADO DE GUERRA
O machado possui técnicas diferenciadas da luta com espadas. Primeiro era necessário uma boa força, pois o uso do machado requer uma energia considerável. Após começar a movimentá-lo, ele era geralmente mantido em movimento, pois a energia necessária para pará-lo bruscamente era grande. Em compensação, quando em movimento, o machado criava uma zona de perigo em torno do usuário. Se atingisse um escudo leve, como por exemplo os escudos usados pelos vikings, poderia o quebrar, mais um motivo para sua força, e caso atingisse um braço ou perna sem armadura, o arrancaria.
Machados de uma mão eram os mais usados, para assim se poder usar um escudo na outra mão, e também o machado não tao longo como de costume e de uma mão era bem mais leve(Ao contrário do que se imagina, o machado de guerra era uma arma longa, com uma haste que poderia chegar a um metro e meio), o que dava a vantagem de atacar antes que inimigo o ataca-se, e se caso o inimigo o ataca-se, os que usavam machados de uma mão não tao compridos poderiam desviar com o corpo ou se defender com o próprio machado sem dificuldades mesmo sem um escudo na mão.Machado e escudo era uma combinação que sacrificava ataque por defesa. O escudo oferece uma boa proteção, e era excelente para a maioria dos soldados de infantaria que não tinham condições de comprar uma boa armadura, e também para camponeses que fossem chamados para guerra, uma vez que um machado e um escudo eram baratos e fáceis de conseguir.
Muitas tribos nórdicas e bárbaros do início da Idade Média, como os francos, usavam o arremesso do machado como arma de ataque. Alguns chegavam a dividir a terra conquistada baseado na força de arremesso, ou seja, o homem que lançava o machado mais longe, ficava com mais terras.
Com o tempo, o machado foi substituído por armas de haste como as alabardas que não só tinham a parte cortante como o machado, como também ponta de lança, martelos, espigões e ganchos.

Machado de Guerra
-Imagens ilustrativas encontradas no Google.
-Fonte baseada nas explicações do Wikipedia.
-Por Memórias de uma Guerreira.

Um comentário

  1. Nossa,eu nem iria comentar nada mas me sinto obrigado pq estas informações me são presciosas pq eu gosto sim da idade media caraio. Adorei

    ResponderExcluir

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.