Estou aqui hoje para maaaaaaaaaaaaais uma postagem sobre "Armas Medievais", e desta vez venho trazer algumas curiosidades sobre lanças! Então bora conferir a postagem!
ALABARDA
A alabarda pelo menos para mim é o tipo mais comum e popular entre as lanças. E ela também se encaixa na categorias de machados devido a parte cortante de sua ponta.
Esta lança está na categoria de armas longas, o que pode confundi-la com outras armas de cabo longo como Bardiche, Spetum, Ranseur, Partisan, Voulge, Glaive, Naginata, Fouchard, Guisarme, Bill-Guisarme, Machado de cabo-longo, Bec do Corbin, e a Lança, todos de cabo longo mas com diferenças importantes no formato e uso.
A principal característica de uma alabarda é possuir a lâmina transversal (meia-lua) com o fio voltado (angulado) levemente para trás.
O três componentes da parte ativa que a caracterizam como alabarda propriamente dita são:
♠ ponta longitudinal reta (similar à lança)
♠ porção transversal em lâmina (visualmente similar ao machado),
♠ porção em gancho (como um esporão), formando três tipos de dispositivos, com usos específicos.
Alabarda |
ESPONTÃO
Espontão é nome dado a uma espécie de lança, geralmente com mais de dois metros de comprimento.
Foi uma arma empregada na Idade Média por integrantes da infantaria e era composta de uma lâmina de ferro presa a uma haste sólida de madeira.
Espontão |
PIQUE ou CHUÇO
Esta é uma arma de haste medieval, usada pelos piqueiros, que por sua vez constituíam a base da infantaria medieval.1 O pique consistia de uma lança de aproximadamente 3 à 5 metros, com uma ponta de metal. O pique era a principal arma utilizada contra a cavalaria inimiga.
Pique |
~Imagens ilustrativas encontradas no Google.
~Fonte baseada nas explicações do Wikipédia
~Por Memórias de uma Guerreira.
Gostaram dessa postagem? Então aguarde pois ainda temos que falar sobre os
Machados Medievais!
Fiquem de olho na próxima postagem! ;)
Postar um comentário