segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Descobri que sou introspectiva, e agora?

Bom dia guerreiros e guerreiras!
Hoje é dia de bater um papo com vocês! A tempos eu queria começar a desembrulhar todos esses sentimentos aqui guardados no meu interior e achei que agora seria um bom momento para isso.
Depois de dias vendo vídeos e relendo artigos, eu cheguei na conclusão que
 EU SOU INTROSPECTIVA.
E agora? 
Sou introspectiva?
Primeiramente temos que deixar bem claro que introspecção não tem nada a ver com timidez. Eu não sou uma pessoa tímida. Eu sou professora de informática, tenho que falar na frente de várias pessoas, não tenho vergonha disso apesar de que sempre rola um friozinho na barriga quando é a primeira vez... mas enfim, não é o assunto principal desse bate papo hahaha. Mas não, eu não sou tímida. Se eu precisar chegar em alguém pra falar alguma coisa, eu falo. A pessoa tímida tem um certo medo do julgamento social, tem medo do que vão pensar sobre ela, como se fosse uma certa fobia.
A introversão é um modo de ser, onde a pessoa é reservada e sua comunicação verbal e corporal é restrita. A introspecção é uma forma de meditação, olhar para dentro de si mesmo e analisar seus sentimentos e emoções, talvez em busca de respostas ou o conhecimento. Como são parecidos, muitas vezes se intercalam na personalidade da pessoa... e eu sou uma delas.

Vamos entender um pouco melhor sobre isso...
Uma das características principais para saber se você é introvertido ou introspectivo, é que no meio da multidão você se sente cansado. Você pode se divertir, mas o seu corpo e pensamento parecem se esforçar demais para estar ali. Geralmente pessoas extrovertidas costumam se revigorar no meio da multidão, se sentem renovadas. O introvertido é exatamente o oposto, se desgastam facilmente estando no meio do agito e da multidão. Eu demorei anos da minha vida para olhar para dentro de mim mesma e começar a entender e aceitar minhas qualidades e defeitos. E foi numa dessas que percebi o quanto me sinto cansada em tentar ser ativamente sociável.
Introvertido
Uma outra característica que pude perceber em mim mesma, e descobri que é uma característica das pessoas introspectivas, é que conversas fúteis são desgastantes. Você é tachado como rabugenta, brava, mau humorada, antissocial simplesmente por ser quieta na sua. A conversa só se torna interessante se a pessoa falar de algo que possa vir a ensinar algo, ou acrescentar algo em minha vida. Quando eu parei pra olhar ao meu redor e analisar minha vida, eu me dei conta do tanto que eu me sinto cansada em ouvir conversas fúteis. Maaaaaas, ao mesmo tempo, descobri que isso é fundamental e necessário para nosso convívio.
Mas como assim?
Você nunca conversou com uma pessoa X, e ela vem falar com você. É obvio que a pessoa não vai chegar filosofando sobre a origem da vida e existência do universo logo de cara. Ela geralmente vai chegar pra você e comentar algo que não vai acrescentar em nada na sua vida. "Menina, você viu que calor que está fazendo hoje?"  E bem, é assim que amizades são feitas. E por mais que seja cansativo ouvir essas frases nada interessantes, é assim que você dá um passo para futuras conversas que possam ser úteis para você. Eu percebi que realmente não sei continuar assuntos "bobos" e fico muda, parece que fica um bloqueio na minha cabeça. Tenho que admitir que eu ainda sou muito fechada para assuntos que não acrescentem em nada na minha vida, mas aos poucos tento me esforçar e colocar na minha cabeça que eu necessito disso para fazer novas amizades.

Outra característica que eu particularmente acho maravilhosa é o fato de que não fazer nada, não é sinal de improdutividade! Eu simplesmente amo não fazer nada, e não me sinto mal por isso. Eu amo não fazer nada por que isso recarrega minhas energias! Eu amo ter um tempo sozinha, sem fazer nada, sem ter contato com ninguém. Amo refletir sobre as coisas na minha vida, sobre os conhecimentos que tenho adquirido. Isso pra mim é algo extremamente prazeroso! Pessoas introspectivas necessitam de um tempo para fazer simplesmente NADA! E não há nada de mal nisso! 

Pessoas introspectivas tem oscilações de períodos sociáveis e não sociáveis. Eu mesmo sou dessas que tem tempos que estou conversando bastante, rindo bastante, digamos que minha bateria esteja completamente cheia. Mas com o passar dos dias, aquilo vai acabando, e acabando e chega um momento que eu não quero ver ninguém na minha frente. Ficar um tempo totalmente sozinho sem fazer nada é o método que os introspectivos usam para recarregar suas energias. Não é ruim estar sozinho, é necessário!

Pessoa introspectivaPessoas introspectivas não são tristes! As pessoas acham que pra ser feliz tem que ir pra balada, tem que ficar rindo o tempo todo, tem que sempre estar em barzinhos, dançando, cantando, paquerando, interagindo... NÃO! Não é porque não estão rindo o tempo todo que são rudes, arrogantes ou tristes. Introspectivos conseguem muito bem ser felizes estando quietinhos no seu canto, em casa baixando suas séries, vendo filmes, animes, ouvindo suas músicas e até interagindo virtualmente com pessoas que elas queiram! Apesar dos introspectivos terem poucos amigos, eles se sentem muito confortáveis e felizes quando estão com esses poucos amigos. Eu sempre tento fazer novos amigos pessoalmente, mas falho miseravelmente por ser introspectiva. Mas descobri que forçar ser extrovertida, além de cansar, soa falso comigo mesma. Então deixo acontecer, e olha, descobri que fazer amizades virtuais são uma ótima pedida!

Vantagens de ser introspectivo

Outra característica das pessoas introspectivas é que seus pais e amigos sempre ficam enchendo seu saco para sair de casa... Atender o telefone é uma tortura... Nos shows e baladas você sempre fica mais quieta num canto... As pessoas querem que você mude... As pessoas irritam com o seu silêncio...

Mas ser introspectiva é algo ruim
Sabia que Albert Einstein, Bill Gates, JK Rowling e vários outros famosos são pessoas introvertidas? Eles não foram antissociais, mas simplesmente preferiram passar seu tempo em grande parte sozinhos. E olha, com sua própria companhia e suas próprias reflexões, fizeram obras maravilhosas para o mundo! Jhonny Depp, Megan Fox, Tom Hanks e Angelina Jolie também são introvertidos! Não há nada de errado em ser assim! Pessoas introspectivas são grandes pensadores, criativos, inovadores! (Apesar de não me considerar criativa, sei que penso muito e reconheço que quanto mais eu penso, mais me torno uma pessoa melhor....) A Sociedade precisa entender que existem personalidades opostas, que as grandes personalidades na vida, não são apenas os extrovertidos. E o mundo precisa de pessoas introvertidas! E não há nada de errado e melhor no mundo em SER VOCÊ MESMO!

Para finalizar, deixarei um vídeo incrível chamado "O poder dos introvertidos" para todos os leitores que se identificaram com algumas das muitas características que existem sobre pessoas que são assim como eu! Se você não é introvertido/introspectivo, espero que entenda as diferenças e respeite! "Os mais quietos são aqueles que mudam o mundo!" 

O poder dos introvertidos - Susan Cain

Bônus
15 segredos dos introvertidos

E você? É introspectiva assim como eu?
Se sente incomodada com isso?

Postar um comentário

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.