quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Espadas Medievais

Booooooooooooooom dia guerreiros e guerreiras do meu coração!!! 
Como estão? Hoje vim trazer mais uma curiosidade e continuação sobre o tema
 "Armas Medievaisl"!
Hoje irei falar sobre nada mais, nada menos que ESPADAS! *-*
Eu adoro espadas! Por isso estou super animada com essa postagem! =P
Vamos ao que interessa!

BASTARDA
A espada bastarda é também chamada de espada de uma mão e meia, e tem esse nome por justamente não se encaixar na divisão de espadas de uma mão, ou de duas mãos, sendo assim possível usá-la em uma mão e a outra um escudo, ou usar duas mãos para manuseá-la.
Este tipo de espada é muito comum em jogos e histórias fantasiosas.
Seu tamanho varia de 1,10 m a 1,20 m e pode pesar de 1,5 kg a 2,0 kg.

Por que o nome de espada Bastarda?
Antigamente, dava-se nome de bastarda as espadas que não se conhecia direito, bastarda também significa que é algo "misturado", então o próprio nome faz referencia por ela ser tanto usada por uma mão ou duas, é uma espada misturada dos estilos espada longa e espada montante, é misturada tanto pelo manuseio, quanto por seu estilo, podendo ser curvada, reta, e ter pomo diferentes.

Miniatura de Jon Snow (Game of Thrones) segurando sua espada Bastarda.

CLAYMORE
Essa espada é uma variante que vem da escócia, da espada montante. Seu corte é de ambos lados, e por ser maior (geralmente da altura do seu guerreiro), seu manejo é de duas mãos, impedindo que o seu usuário use escudo.
O guarda-mão tem forma de cruz e é ligeiramente voltado para a ponta da espada possui as extremidades ornadas com três ou quatro pequenas argolas e seu punho é geralmente feito de madeira e o pomo tem forma arredondada.
A palavra Claymore vem de sua origem escocesa que significa "espadão".

Claymore escocesa

ESPADA LARGA OU ESPADA LONGA
Esta espada é sem sombra de dúvidas umas das que mais me chamam a atenção.
A Espada larga ou Espada longa, era uma das maiores espadas medievais, perdendo somente para a espada montante, era muito pesada e sua lamina media em torno de 90 centímetros!!!!
A espada larga era uma arma muito comum entre os nórdicos, e mais tarde entre os cavaleiros ingleses e germânicos. A espada deveria ter um certo equilíbrio e peso, a pessoa que a usava teria que saber o próprio equilíbrio para poder usar uma espada da maneira correta.
A maioria das espadas longas da Idade Média tinha corte dos dois lados e ponta mal aparada, servindo apenas para cortar e não espetar.
A diferença entre espadas longas e bastardas é marcada pelo tamanho da empunhadura - as bastardas têm uma empunhadura bem mais longa, que permite serem seguradas com as duas mãos.

Em geral, foram chamadas de "espadas longas", as espadas com 80 cm a 1,15 m de comprimento total e peso entre 0,9 kg e 1,5 kg.

Espada Longa
Espada Larga Nórdica






















MONTANTE
A montante é um tipo de espada para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. 
A espada montante foi, provavelmente a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possuem um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com corte de ambos lados chegava a medir de 1m a 1,2m de comprimento, e seu peso varia de 1.2 a 1.8kg.
Em suas versões mais leves e as mais pesadas pouco mais de 2kg. 
Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo.
A Montante foi utilizada durante a Idade Média, principalmente por guerreiros germânicos e escoceses, com intento de golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época.
Normalmente eram carregadas embainhadas presas às costas ou ao cavalo, devido ao seu tamanho, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época.

Espada Artesanal Tipo Montante Medieval
RAPIERA
A rapieira, ou espadim, é uma espada comprida e estreita, muito usada desde o período Medieval até a Renascença, foi a arma mais comum daquela época, principalmente em Portugal, na Itália e na Espanha nos século XVI e XVII.
Rapieiras são geralmente descritas como sendo espadas com a lâmina relativamente longa (de 1m a 1,5m de comprimento) e fina (2,5cm), ideal para golpes de perfurações.
Seu corte é de apenas um lado, e segue da ponta até ao meio da espada.

Este tipo de espada é bastante usado em esgrimas rapieiras.

Espada Rapieira
SCRAMASAX
Esta é uma espada pequena, Scramasax significa faca, ou objeto cortante. O termo Seax é usado para denominar grandes facas ou espadas curtas que eram usadas por homens entre o período do século V ao século XI na região da Irlanda, Escandinávia e norte da Itália. O povo Saxão recebeu esse nome devido ao uso dessa arma.
Grande Scramasax
SZABLA OU SABRE
É usado para descrever um tipo específico de arma branca polaca.
Possui lâmina curvada e em muitos casos, com duas lâminas semelhante a uma pena. Era inicialmente usado pela cavalaria e com o tempo evoluiu para uma variedade de armas usadas com finalidade marcial e cerimonial. Até o século XIX ele também serviu como um dos símbolos dos nobres polaca (szlachta), que o consideravam ser uma das mais importantes peças do vestuário tradicional masculino.

Modelo de Sabre

-Imagens ilustrativas encontradas no Google.
-Fonte baseada nas explicações do Wikipedia.
-Por Memórias de uma Guerreira.

E ai pessoal? Gostaram dessa breve descrição sobre Espadas Medievais?
 Não para por ai!
Em breve mostrarei mais grandes curiosidades!

Um comentário

  1. Gostei bastante,foi pratica,rapida e obejtiva sem deixar de ser informativa na descrição das armas.Curti pa porra

    ResponderExcluir

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.