sábado, 20 de setembro de 2014

Machados Medievais

Bom dia Guerreiros e Guerreiras!
Hoje iremos falar da ultima subclasse de armas medievais, porém ainda tem muitas armas bacanas que em breve irei também comentar com vocês!
Então vamos ao que interessa, como eu já disse em uma postagem anterior, eu sou apaixonada por espadas, mas juntamente com as espadas, eu ainda adoro foices, martelos de combate e machados!
Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre as armas medievais?


ACHA
Era uma arma usada em épocas medievais, com corte por um lado e, por outro, um bico curvo muito aguçado, feito da mesma forma que o machado de cortar lenha, para desarmar o inimigo, rompendo-lhe as armaduras que lhe protegiam o corpo. Se o cabo era comprido e terminado em ponta e a cabeça se prolongava em forma de bico na parte oposta à folha, que tomava a forma de meia-lua, recebia o nome de alabarda.




FRANQUISQUE
O franquisque ou a francisca é um machado de guerra que foi utilizado durante os anos iniciais da Idade Média.
É caracterizado por sua cabeça característica em forma de arco, que se estende até a lâmina e termina com um ponto proeminente nos cantos superior e inferior. O formato do topo da cabeça é normalmente um "S" ou convexo e a parte inferior em formato curvo para baixo, formando um cotovelo com o cabo de madeira.
Por ser pequena e leve, era uma excelente arma de arremesso (com alcance de até 12 metros) que fragilizava as defesas inimigas.

Machado Franco (franquisque).

~E agora meu adorado~
MACHADO DE GUERRA
O machado possui técnicas diferenciadas da luta com espadas. Primeiro era necessário uma boa força, pois o uso do machado requer uma energia considerável. Após começar a movimentá-lo, ele era geralmente mantido em movimento, pois a energia necessária para pará-lo bruscamente era grande. Em compensação, quando em movimento, o machado criava uma zona de perigo em torno do usuário. Se atingisse um escudo leve, como por exemplo os escudos usados pelos vikings, poderia o quebrar, mais um motivo para sua força, e caso atingisse um braço ou perna sem armadura, o arrancaria.
Machados de uma mão eram os mais usados, para assim se poder usar um escudo na outra mão, e também o machado não tao longo como de costume e de uma mão era bem mais leve(Ao contrário do que se imagina, o machado de guerra era uma arma longa, com uma haste que poderia chegar a um metro e meio), o que dava a vantagem de atacar antes que inimigo o ataca-se, e se caso o inimigo o ataca-se, os que usavam machados de uma mão não tao compridos poderiam desviar com o corpo ou se defender com o próprio machado sem dificuldades mesmo sem um escudo na mão.Machado e escudo era uma combinação que sacrificava ataque por defesa. O escudo oferece uma boa proteção, e era excelente para a maioria dos soldados de infantaria que não tinham condições de comprar uma boa armadura, e também para camponeses que fossem chamados para guerra, uma vez que um machado e um escudo eram baratos e fáceis de conseguir.
Muitas tribos nórdicas e bárbaros do início da Idade Média, como os francos, usavam o arremesso do machado como arma de ataque. Alguns chegavam a dividir a terra conquistada baseado na força de arremesso, ou seja, o homem que lançava o machado mais longe, ficava com mais terras.
Com o tempo, o machado foi substituído por armas de haste como as alabardas que não só tinham a parte cortante como o machado, como também ponta de lança, martelos, espigões e ganchos.

Machado de Guerra
-Imagens ilustrativas encontradas no Google.
-Fonte baseada nas explicações do Wikipedia.
-Por Memórias de uma Guerreira.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lanças Medievais

Bom diaaaaaaaaaaaaaa Guerreiros e Guerreiras!
Estou aqui hoje para maaaaaaaaaaaaais uma postagem sobre "Armas Medievais", e desta vez venho trazer algumas curiosidades sobre lanças! Então bora conferir a postagem!

ALABARDA
A alabarda pelo menos para mim é o tipo mais comum e popular entre as lanças. E ela também se encaixa na categorias de machados devido a parte cortante de sua ponta.
Esta lança está na categoria de armas longas, o que pode confundi-la com outras armas de cabo longo como Bardiche, Spetum, Ranseur, Partisan, Voulge, Glaive, Naginata, Fouchard, Guisarme, Bill-Guisarme, Machado de cabo-longo, Bec do Corbin, e a Lança, todos de cabo longo mas com diferenças importantes no formato e uso.
A principal característica de uma alabarda é possuir a lâmina transversal (meia-lua) com o fio voltado (angulado) levemente para trás.
O três componentes da parte ativa que a caracterizam como alabarda propriamente dita são:
♠ ponta longitudinal reta (similar à lança)
♠ porção transversal em lâmina (visualmente similar ao machado),
♠ porção em gancho (como um esporão), formando três tipos de dispositivos, com usos específicos.

Alabarda


ESPONTÃO
Espontão é nome dado a uma espécie de lança, geralmente com mais de dois metros de comprimento.

Foi uma arma empregada na Idade Média por integrantes da infantaria e era composta de uma lâmina de ferro presa a uma haste sólida de madeira.

Espontão

PIQUE ou CHUÇO
Esta é uma arma de haste medieval, usada pelos piqueiros, que por sua vez constituíam a base da infantaria medieval.1 O pique consistia de uma lança de aproximadamente 3 à 5 metros, com uma ponta de metal. O pique era a principal arma utilizada contra a cavalaria inimiga.

Pique

~Imagens ilustrativas encontradas no Google. 
~Fonte baseada nas explicações do Wikipédia 
~Por Memórias de uma Guerreira. 

  Gostaram dessa postagem? Então aguarde pois ainda temos que falar sobre os 
Machados Medievais! 
Fiquem de olho na próxima postagem! ;)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Espadas Medievais

Booooooooooooooom dia guerreiros e guerreiras do meu coração!!! 
Como estão? Hoje vim trazer mais uma curiosidade e continuação sobre o tema
 "Armas Medievaisl"!
Hoje irei falar sobre nada mais, nada menos que ESPADAS! *-*
Eu adoro espadas! Por isso estou super animada com essa postagem! =P
Vamos ao que interessa!

BASTARDA
A espada bastarda é também chamada de espada de uma mão e meia, e tem esse nome por justamente não se encaixar na divisão de espadas de uma mão, ou de duas mãos, sendo assim possível usá-la em uma mão e a outra um escudo, ou usar duas mãos para manuseá-la.
Este tipo de espada é muito comum em jogos e histórias fantasiosas.
Seu tamanho varia de 1,10 m a 1,20 m e pode pesar de 1,5 kg a 2,0 kg.

Por que o nome de espada Bastarda?
Antigamente, dava-se nome de bastarda as espadas que não se conhecia direito, bastarda também significa que é algo "misturado", então o próprio nome faz referencia por ela ser tanto usada por uma mão ou duas, é uma espada misturada dos estilos espada longa e espada montante, é misturada tanto pelo manuseio, quanto por seu estilo, podendo ser curvada, reta, e ter pomo diferentes.

Miniatura de Jon Snow (Game of Thrones) segurando sua espada Bastarda.

CLAYMORE
Essa espada é uma variante que vem da escócia, da espada montante. Seu corte é de ambos lados, e por ser maior (geralmente da altura do seu guerreiro), seu manejo é de duas mãos, impedindo que o seu usuário use escudo.
O guarda-mão tem forma de cruz e é ligeiramente voltado para a ponta da espada possui as extremidades ornadas com três ou quatro pequenas argolas e seu punho é geralmente feito de madeira e o pomo tem forma arredondada.
A palavra Claymore vem de sua origem escocesa que significa "espadão".

Claymore escocesa

ESPADA LARGA OU ESPADA LONGA
Esta espada é sem sombra de dúvidas umas das que mais me chamam a atenção.
A Espada larga ou Espada longa, era uma das maiores espadas medievais, perdendo somente para a espada montante, era muito pesada e sua lamina media em torno de 90 centímetros!!!!
A espada larga era uma arma muito comum entre os nórdicos, e mais tarde entre os cavaleiros ingleses e germânicos. A espada deveria ter um certo equilíbrio e peso, a pessoa que a usava teria que saber o próprio equilíbrio para poder usar uma espada da maneira correta.
A maioria das espadas longas da Idade Média tinha corte dos dois lados e ponta mal aparada, servindo apenas para cortar e não espetar.
A diferença entre espadas longas e bastardas é marcada pelo tamanho da empunhadura - as bastardas têm uma empunhadura bem mais longa, que permite serem seguradas com as duas mãos.

Em geral, foram chamadas de "espadas longas", as espadas com 80 cm a 1,15 m de comprimento total e peso entre 0,9 kg e 1,5 kg.

Espada Longa
Espada Larga Nórdica






















MONTANTE
A montante é um tipo de espada para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. 
A espada montante foi, provavelmente a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possuem um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com corte de ambos lados chegava a medir de 1m a 1,2m de comprimento, e seu peso varia de 1.2 a 1.8kg.
Em suas versões mais leves e as mais pesadas pouco mais de 2kg. 
Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo.
A Montante foi utilizada durante a Idade Média, principalmente por guerreiros germânicos e escoceses, com intento de golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época.
Normalmente eram carregadas embainhadas presas às costas ou ao cavalo, devido ao seu tamanho, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época.

Espada Artesanal Tipo Montante Medieval
RAPIERA
A rapieira, ou espadim, é uma espada comprida e estreita, muito usada desde o período Medieval até a Renascença, foi a arma mais comum daquela época, principalmente em Portugal, na Itália e na Espanha nos século XVI e XVII.
Rapieiras são geralmente descritas como sendo espadas com a lâmina relativamente longa (de 1m a 1,5m de comprimento) e fina (2,5cm), ideal para golpes de perfurações.
Seu corte é de apenas um lado, e segue da ponta até ao meio da espada.

Este tipo de espada é bastante usado em esgrimas rapieiras.

Espada Rapieira
SCRAMASAX
Esta é uma espada pequena, Scramasax significa faca, ou objeto cortante. O termo Seax é usado para denominar grandes facas ou espadas curtas que eram usadas por homens entre o período do século V ao século XI na região da Irlanda, Escandinávia e norte da Itália. O povo Saxão recebeu esse nome devido ao uso dessa arma.
Grande Scramasax
SZABLA OU SABRE
É usado para descrever um tipo específico de arma branca polaca.
Possui lâmina curvada e em muitos casos, com duas lâminas semelhante a uma pena. Era inicialmente usado pela cavalaria e com o tempo evoluiu para uma variedade de armas usadas com finalidade marcial e cerimonial. Até o século XIX ele também serviu como um dos símbolos dos nobres polaca (szlachta), que o consideravam ser uma das mais importantes peças do vestuário tradicional masculino.

Modelo de Sabre

-Imagens ilustrativas encontradas no Google.
-Fonte baseada nas explicações do Wikipedia.
-Por Memórias de uma Guerreira.

E ai pessoal? Gostaram dessa breve descrição sobre Espadas Medievais?
 Não para por ai!
Em breve mostrarei mais grandes curiosidades!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Armas de fogo Medievais

Bom dia Guerreiros e Guerreiras!
Hoje vim trazer pra vocês,mais algumas curiosidades da era Medieval.
Vocês conhecem as armas que eram usadas antigamente?
Não? Então venham conferir esta postagem!

ARCABUZ.
Arcabuz é um tipo de arma portatil, vulgamente chamada de espingarda.
Foi muito usada entre os séculos XV ao XVII.
Seu peso era em torno de 5KG e o calibre de 15 a 20mm. 
Seu alcance era de até 800 metros!

Arcabuz Espanhola



BOMBARDA
A bombarda era um disparador de projéteis pesados que surgiu no século 
XIV, logo após a descoberta da pólvora.
Devido ao peso, logo foram criadas as bombardas portáteis, ou 
bombardas de mão, que eram mais leves, mas assim como o arcabuz não 
poderia se mirar para baixo, pois a munição rolava para fora da arma.

Bombarda no Ordensburg Marienburg.

Bombarda de mão, antecessora das modernas armas de fogo portáveis.
Canhão de mão chinês
PUMHART VON STEYR 
O Pumhart von Steyr é um canhão medieval austríaco de grande dimensão, 
e a maior bombarda. Este canhão foi 
produzido no início do século XV e podia disparar projeteis de pedra de 690 kg a 600 m, carregado 
com 15 kg de pólvora, com uma elevação de 10°.

O Pumhart von Steyr no Museu Heeresgeschichtliches emViena


~ Post baseado nas explicações do Wikipedia.
~ Por: Memórias de uma Guerreira

Gostaram da postagem? Já conheciam essas armas de fogo medievais?
Conhece mais alguma que não foi mencionada?
Deixe um recado! ;)

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.