terça-feira, 8 de março de 2016

Como é ser mulher na área de TI! #SerMulherEmTech

Bom dia guerreiros e guerreiras!
Hoje, 08 de março, dia internacional da mulher!
E eu estive pensando em como fazer uma postagem que retratasse as mulheres neste dia, então porque não falar de mim mesma? 
Então pra saber os desafios da área de tecnologia sendo mulher, continue lendo a postagem! :D

Para quem não sabe um pouco da minha história, irei apresentar.
Sempre fui uma criança que ficava em volta do meu pai observando ele desmontar equipamentos e peças. Não vou dizer que nunca brinquei de bárbie entre outras coisas, mas eu sempre achava mais interessante o outro lado. Posso dizer que já me arrisquei em desmontar brinquedos sem ter o mínimo de noção do que eu estava fazendo, e consequentemente o estragava mais.
Meu pai por muitas vezes me reepreendia, eu não tinha noção do que estava fazendo, mas achava interessante. Quem diria que no futuro eu me formaria com Técnica em Informática? Nem eu imaginava.
Lembro também do meu primeiro curso de informática, por volta dos meus 11 anos de idade. Ainda era com o falecido Windows 98.
Por anos na minha infância e pré-adolescência meu sonho era ter um computador. Na época, computadores eram apenas para pessoas ricas. O acesso a internet era apenas em lan-houses.
Mas eu achava aquele mundo virtual magnífico, me lembro perfeitamente dos longos papos no ICQ, a primeira vez em que ví o site "Assustador", a primeira vez que procurei a letra de uma música.
Um tempo mais tarde, já pude ter o primeiro computador em minha casa. Eu sempre fui apaixonada por jogos, graças também ao meu pai. E juntos podemos também nos entreter nos mais diversos games pelo computador. Até então era uma admiração grandiosa, esse mundo era fascinante demais para apenas ser visto, era necessário saber seu entendimento, a parte mais profunda daquilo tudo.


Depois de alguns cursos e algumas experiências, eu já trabalhava dando aulas particulares e em uma escola de informática básica para diversos alunos nas mais variadas idades.
Talvez eu tenha herdado as características curiosas da minha infância. Apesar de ter tido bastante medo quando abri um computador pela primeira vez, eu achava aquilo maravilhoso. Quando fiz o curso de montagem e manutenção, eu era a única menina na sala de aula, e admito que eu me sentia inferior. Tive repressão pelos meus colegas? Não sei dizer, nunca chegou nada diretamente a mim, pelo menos me tratavam de igual para igual, e não faziam piadas sobre eu ser a única garota a desmontar computadores.
Pouco tempo depois surgiu a oportunidade para me inscrever gratuitamente num curso Técnico de Informática. Na ocasião, por mais que eu já trabalhasse na área e tivesse experiência, era necessário ter um diploma para seguir melhor minha carreira.
Foram dois anos de muitos estudos, das quais tinham coisas que eu já era apta e outras que nunca tinha visto. Embora eu tenha preferido me manter na área de manutenção e suporte, foi de muita valia aprender como funcionava as mais diversas linguagens de programação e toda a funcionalidade de um computador. Eramos em poucas mulheres neste curso. Sobraram apenas 3, mas eu fui a única que seguiu a diante a carreira.
Paralelamente às aulas de informática básica, iniciei um estágio na prefeitura da minha cidade. Me esforcei bastante para ser "reconhecida" e apesar de sempre ouvir piadas sobre meu cabelo vermelho, nunca me apontaram como incompetente mesmo sendo mulher. 
Fiz meu primeiro concurso público para a área de informática, e adivinhem? Eu fui a única mulher inscrita. Existia apenas uma vaga e não consegui, ficando em terceiro lugar na colocação e depois caindo para quarto em questão de desempate de notas.
Sinceramente eu nunca me achei boa o suficiente em nada na minha vida. Nunca achei que seria capaz de chegar tão perto, ainda mais concorrendo com homens que já tinham mais conhecimentos do que eu, e muito mais experiência.
Depois, fiz meu segundo concurso público, apenas uma vaga novamente. E eu me esforcei muito, bem mais que o outro. Eu sabia que ali tinham pessoas melhores que eu concorrendo comigo. Tive confiança desta vez que eu iria passar? Jamais! Para mim sempre haveriam pessoas melhores que eu.
Me surpreendi ficando em primeiro lugar com a pontuação de 87 pontos, sendo a única pessoa a fechar a nota de conhecimentos específicos em informática. Pergunta se já caiu a ficha? Não! Até hoje!
Foi um esforço imenso, mas eu também tive colegas do meu lado que me tiraram dúvidas e me ajudaram mesmo eu sendo mulher. Talvez eu tenha sorte de estar rodeada de pessoas legais, talvez pude provar para eles que mesmo sendo mulher eu posso ser boa no que faço, ou ainda talvez, eles nunca tenham se importado por eu ser mulher e me apoiaram por ser uma boa colega e competente.
Sei que diante de cidades grandes o problema é bem maior. Sei que muitas mulheres não tem chances como eu tive, sei que muitas são obrigadas a ouvir piadas desnecessárias vindo da classe masculina.
Cheguei a perceber isso em muitos comentários quando foi lançado o projeto "Delete seu preconceito", que no qual eu acho que foi de excelente ideia. Apesar de AINDA não ter sofrido devido a escolha da minha profissão, sei como é difícil uma mulher seguir uma carreira considerada "masculina".

Hoje faço faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação. Não é algo que eu possa dizer que eu ame, mas é necessário pro meu futuro e é algo que posso pagar provisoriamente onde eu moro. Mas gostaria de ressaltar algo para as meninas de TI. Se vocês amam o que fazem, não desistam da carreira, não desistam dos seus sonhos, não desistam por piadas, sejam fortes e prove a vocês mesmas, não aos outros, que vocês são sim boas o suficiente e completamente competentes!
E para aquelas que não gostem da área da tecnologia, mas ainda sim queiram seguir profissões "masculinas"... sejam grandes cientistas, sejam físicas, astrônomas, policiais, engenheiras, sejam o que vocês quiserem, seu sexo não te faz menos inteligente que os demais. Vocês conseguem! E nunca deixem que digam que vocês não podem, vocês podem qualquer coisa!

#SerMulherEmTech

Bônus: Não contente em trabalhar e estudar na área de TI, ainda resolvi fazer paralelamente um curso Técnico em Segurança do Trabalho, outra área que talvez seja considerada "masculina". I don't care! I love it, I don't care! ;)
Beijo, fui!

Postar um comentário

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.