sábado, 12 de março de 2016

Uma pessoa que sofre de ansiedade...

Bom dia guerreiros e guerreiras! 
Hoje vim bater um papo com vocês sobre algo que eu carrego comigo por quase toda minha vida...
A  MALDITA ANSIEDADE! 
Se você se identifica com isso, e quer saber como lido com ela na minha vida, vem ver o post completo!
Roer unhas

Primeiro levantaremos o seguinte detalhe em que eu estou nos meus vinte e tantos anos de idade, e eu comecei a roer unhas já por ansiedade desde meus QUATRO anos de idade. É muito tempo vivendo nisso. E não é uma simples ansiedade, mas sigo a vida mesclando meus bons e maus dias.
Primeiramente o que todo mundo deveria saber é que a mente de uma pessoa ansiosa pensa em TODAS AS POSSIBILIDADES POSSÍVEIS diante de um problema. Todas, todas, todas, todas! A mente de uma pessoa ansiosa é extremamente barulhenta! Tá, mas isso envolve possibilidades boas e ruins, mas as boas a gente simplesmente ignora, porque a gente não precisa estar preparado para elas, já que são boas. A questão é o preparamento psicológico para as coisas caso algo dê errado. E é ai que o pensamento vai mais longe ainda, você não sabe se vai dar conta de resolver, não sabe se consegue, e se não conseguir, o que vai fazer? E é aí que o bicho pega! A mente de um ansioso sofre muito por antecedência, e não é uma simples ansiedadezinha não, é uma ansiedade que prejudica a vida, te tirando a atenção de coisas importantes, altera o humor, pode causar noites mal dormidas ou até mesmo períodos de insonia...

crise de ansiedade

E olha, o pior nem são apenas os pensamentos pois depois de sofrer tantas ansiedades fortes, seu organismo começa agir de maneira diferente. Lembro-me perfeitamente de uma fase horrível da minha vida onde a mistura de ansiedade e estresse, me causou fortes crises de falta de ar mescladas com taquicardia. E elas vinham do nada, eu cheguei a acordar com taquicardia e falta de ar... Eu estava entretida vendo a tv e do nada me dava taquicardia e falta de ar... Não tinham momentos para acontecer, eu não precisava estar nervosa pra crise vir, ela vinha quando ela queria, mesmo nos meus melhores momentos. E isso é algo que eu não quero sentir NUNCA MAIS, de tão horrível que foi. Mas ainda tem algo pior, quando estou ansiosa, lembro de quando passei mal, e por não querer passar mal de novo isso me dá ansiedade de novo. Olha que loucura! E esqueci de mencionar também que nas minhas crises de ansiedade eu tenho diarreia, ânsias e vômitos, olha que coisa mais legal do universo >_>.
As vezes também quando estou ansiosa começo a suar muito e sentir um grande calor pelo corpo, mesmo que isso me deixe com as mãos geladas. Por algumas vezes dependendo a situação também ocorre algumas tonturas ou até mesmo aquela vontade imensa de comer e comer e comer.... mesmo sem fome, só comer para tentar ver se ansiedade passa.
E é como dizem por aí, depressão é excesso de passado, ansiedade é excesso de futuro.
Características da pessoa ansiosa

Uma das primeiras coisas a se fazer para combater ou pelo menos controlar a ansiedade, é perceber quando está ansioso e perceber o que está te causando essa ansiedade. Sabendo disso, é a hora de focar o pensamento em outra coisa e abandonar esse problema até você melhorar para depois resolver o problema.  É fácil? Não, não é, mas é um aprendizado.
Outra coisa a se fazer é controlar a respiração, mas pra mim essa é uma das piores partes porque eu não consigo respirar direito. Mas sei que quando estou em extrema ansiedade eu gosto de ficar sozinha no meu canto para simplesmente poder tentar respirar melhor e esquecer de tudo. Geralmente as pessoas ficam "nossa, não fica nervosa com isso, vai dar certo, não esquenta a cabeça", mas quando você já está dentro daquela crise isso só piora. Então eu procuro me isolar para pelo menos tentar me tranquilizar sozinha, respirar, pensar em outras coisas pra depois voltar para perto das pessoas e fazer aquilo que eu estava fazendo. E a questão da respiração, é tentar respirar tranquilamente, com respirações e aspirações longas e calmas, nada de respirar de maneira afobada porque isso acelera ainda mais o coração.
Fazer exercícios físicos também é uma ótima opção para descarregar essa energia tensa de ansiedade.
Músicas totalmente tranquilas também me ajudam a controlar a ansiedade, pelo menos naqueles momentos em que posso ouvir música... Em especial gosto das músicas do Adrian Von Ziegler, mas você pode descobrir o estilo de música que mais te tranquiliza.


Vídeos de filhotes de cachorro também me ajudam muito! E se também preferir, pode visitar a página do blog no Facebook que tem imagens lindas e tranquilizantes de natureza com ambientes bem calmos!
Eu tento sempre me ajudar sozinha, tento ser uma guerreira sempre, pois ninguém sabe exatamente como é a visão no nosso interior. Ninguém sabe das lutas internas diárias que as pessoas têm. Eu nunca cheguei a passar em psicólogos mesmo sabendo e reconhecendo que o meu nível de ansiedade não é algo totalmente comum, eu sei e reconheço que por muitas vezes preciso de tratamento, mas eu tento me esforçar e melhorar sozinha.
controlar a ansiedade

Mas, se você se identifica comigo, ou com as características aqui mencionadas e não se acha forte suficiente para controlar isso, procure ajuda. Sério, não há nada demais em reconhecer sua fraqueza e pedir auxilio para conseguir viver bem com isso. Tem dias que consigo controlar bem, outros não, mas mesmo assim me esforço sempre, é uma grande característica minha ser uma pessoa muito esforçada, então levo isso comigo pra vida. Então se abra com seus pais, tenha um amigo para te ouvir nas crises, alguém que você possa desabafar esse cargo tenso que carrega nas costas. Mesmo que ele não possa fazer nada pra ajudar, mesmo que ele nem responda imediatamente, ele vai te ouvir/ler. E só de botar pra fora já ajuda. 
E outra coisa, não confundam crise de ansiedade com síndrome do pânico e outras variações... mas infelizmente elas também vem da ansiedade. É bom sempre ler artigos com isso para saber como se você melhor se identifica, as vezes você pode achar que é uma "simples ansiedade" e isso ser algo pior. Então, ressalto, não tenha medo de procurar ajuda. Eu amo a área da psicologia, tem pessoas que tem fobia achando que ir no psicólogo é porque você é louco... não tem nada disso, assim como existem médicos para tratar das questões físicas, existem também os médicos para tratar das questões psicológicas. Não deixe de procurar ajuda!
E o mais importante, é preciso saber lidar com isso. Existem sim grandes ajudas, mas só você pode fazer você se sentir melhor. Só você que pode tentar controlar isso tudo. Sua família, amigos, psicólogos estão ali pra te ajudar, pra te auxiliar, para orientar, mas é você quem vai lidar com isso tudo. Procurar ajuda sem querer se ajudar é perda de tempo. Então antes de aceitar ajuda dos outros é necessário querer se ajudar primeiramente.

E você? Também sofre de ansiedade? 
Tem alguma técnica para ajudar a controlar ou melhorar isso? 
Vamos compartilhar! 
Deixe um comentário!

Postar um comentário

On Instagram

© Guerreira dos Dragões. Made with love by The Dutch Lady Designs.